Como construir uma cena Heavy Metal

222916Qual é a receita para se construir uma verdadeira cena Heavy Metal? Seria possível construir uma realidade alternativa, quase mágica, onde as pessoas se respeitam e crescem juntas, fazendo aquilo que acreditam? Não há segredo para se fazer isso. Não existe uma fórmula mágica. Para erguer algo, tão complexo quanto um cenário assim, não basta criticar as outras bandas, alfinetar os donos de casas de shows, ou culpar o público, exige um olhar crítico, dentro de nós mesmos.

Quando nos voltamos para dentro de nós mesmos, invariavelmente, revelamos uma série de demônios, que não gostamos muito de encarar, mas são reais. Um deles é o nosso próprio ego, nos dizendo que somos melhores do que os outros músicos, temos mais carisma, deveríamos ser mais reconhecidos. Aceite, estas são apenas mentiras. Você também é medíocre, precisa aprender muito sobre música e sobre a vida.

A única forma de apoiar a cena Heavy Metal é indo onde o verdadeiro metal está, e não é um show do Metallica ou do Iron Maiden. Eles já andaram por esse duro caminho, mas, em outra era. Você precisa sair de casa, ir até onde as bandas da sua cidade estão tocando, viver a realidade, o agora, não o passado. Se você é um músico e acha que faz bons riffs, tão bons quanto o Motorhead, não fique parado no seu quarto, esperando algo acontecer. Vá para a rua! Assista as bandas dos seus amigos, responda os convites no facebook, faça a história acontecer. Tudo depende apenas de você, de mim, de todos.

Em outro post disse que não existe uma cena metal brasileira. É verdade, mas, podemos fazer ela acontecer. Não depende de ninguém, só de nós mesmos. Está na hora de tomar a responsabilidade do nosso destino. Aceitar as consequências das nossas escolhas e tomar um rumo diferente. Quando o Edu Falaschi falou que os “headbangers” brasileiros “chupam a rola” dos gringos, ele deu um tapa na cara da maioria de nós. Estamos sonhando com algo distante, enquanto milhares de bandas fantásticas estão trabalhando duro por aqui e fazendo de tudo pelo seu sonho. Acredite mais, viva mais, sonhe junto. Quem sabe assim, possamos construir algo duradouro. Algo que possamos, realmente, nos orgulhar.

Eu mesmo, inicialmente criei este blog e, em breve, terei o vlog e farei tudo o que for possível para ajudar os músicos, que tem o mesmo sonho, a fazerem o que precisa ser feito.
Deixo com vocês uma música, que compus pensando exatamente nisso, “Don’t Give Up”, ou Não Desista:

Não podemos nos render, jamais. Podemos fazer algo real e bom, juntos. Falo isso sem nenhum tipo de pretensão ou demagogia. Agradeço todos os amigos que acompanham e ajudam, também aqueles que observam, muito obrigado.

Ricardo Janke.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s