Com “peso e rap” banda Experimento 20 dá o seu recado

A música quase sempre foi usada para manifestar os sentimentos e frustrações humanas e para protestar diante das injustiças na tentativa de alertar as pessoas para questões importantes como guerras, discriminação e violência. No Brasil, diversos artistas manifestaram-se politicamente em momentos cruciais da nossa história, muitas vezes submetendo-se a riscos ao se posicionar contra o poder estabelecido. Muitas músicas compostas na época da ditadura militar continuam absolutamente atuais.

Nos anos 80, Cazuza escrevia “Brasil, mostra a tua cara /Quero ver quem paga /Pra gente ficar assim /Brasil /Qual é o teu negócio? /O nome do teu sócio /Confia em mim”. Uma canção que se tornou um manifesto diante dos escândalos políticos, das desigualdades e injustiças da sua época, porém permanece viva como um hino, fielmente aplicável aos nossos dias. Dias esses de crise econômica, política e moral.

Nesse contexto surge a banda Experimento 20, formada em 2016 por músicos de rock e rap porto-alegrenses, revoltosos com a situação política por qual passa o Brasil e com desejo de expor esses descontentamentos através da música. A E20 é formada por Anísio Junior (sintetizador), Bruno Airoldi (baixo), Zaka (guitarra), Lucas Santorum (guitarra), Di Tod (vocal), Novato Teto Preto ( vocal) e Manu de Lá Rosa (bateria).

“Peso e rap”, é uma expressão repetida várias vezes nos comentários dos fãs, refletindo essa mistura não tão comum de estilos musicais empreitada pela E20. Enquanto o DJ Anísio risca o vinil fazendo o scratch , Novato solta o verbo indignado e Zaka executa um riff de guitarra, pesado e cheio de fúria.

Esses contrastes sonoros em adição às letras, que comunicam um sentimento comum, talvez tenham sido fundamentais para a aceitação do público. O primeiro vídeo clipe da banda teve mais de 83 mil visualizações no youtube e foi compartilhado por influenciadores como o youtuber Metaleiro. O que rendeu à banda ser prestigiada pelo produtor Rick Bonadio, que trabalha com a indústria da música desde os anos 80 e descobriu a banda Mamonas Assassinas. Bonadio convidou a E20 para participar do seu programa de rádio Midas Live Session, ainda sem data confirmada.

Em maio desse ano, a Experimento 20 foi à cidade de São Paulo realizar shows locais para cerca de mil pessoas, um número considerável para uma banda com apenas um ano de formação.

18403777_1869391736667649_6803694050179104605_o.jpg

Zaka, nome artístico de Thiago Garcia, o guitarrista da banda relata a importância de receber o carinho do público em outro estado. ” Foi algo muito marcante para nós, subir no palco e ver a galera cantando as nossas músicas”, diz. Sobre os componentes ideológicos, Zaka conta que cada um tem a sua visão política distinta, porém Novato, o compositor das letras, procura expressar um sentimento comum, sem levantar bandeiras partidárias.

A música Panis Et Circenes, do latim Pão e Circo, conforme explica o guitarrista, fala sobre as distrações promovidas em forma de entretenimento que fazem o cidadão não perceber, ou não reagir diante da corrupção e dos absurdos praticados pelos políticos. “Brasil! E o clima tropical /Massa com guisado e o lixo dominical /Pura lorota baixam o imposto da cerveja e botam funk “pros idiota” se entreter /Nessa hora desligo a TV e vou para rua minha saga continua”.

“Quando o Novato fala sobre o lixo dominical, ele está falando que domingo, quando você liga a TV só tem lixo para você assistir, então ele desliga a televisão e vai para a rua” , comenta Zaka.

Em momentos de tensão política frequentemente os artistas são agentes de transformação. Através da música levam as pessoas à reflexão. A Experimento 20 não é a primeira e nem será a última, mas está presente para deixar o seu recado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s